Observação e estudo da geografia, lado a lado
Uma parte importante do estudo da Geografia é feita da observação, direta e indireta. Evidentemente não basta observar, é preciso saber observar e tirar as devidas conclusões da observação.
As aprendizagens essenciais do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico inclui em um dos subtemas do tema "A terra: Estudos e representações" a descrição da Paisagem. Onde os alunos devem compreender o conceito de observação (direta e indireta); paisagem; esboço de paisagem; elementos da paisagem; unidade de paisagem;
multifuncionalidade da paisagem.
Na didática de geografia optar por estratégias que exijam a observação direta pode ser uma metodologia acertada para despertar o interesse dos alunos e envolvê-los no processo.
Acima segue um exemplo de observação simples da passagem do outono para o inverno feita com fotografias da mesma árvore durante dois meses, que realizei com a minha filha de 6 anos que cursa o 1º ano do 1º ciclo.
Para alunos do 7º ano é possível exigir observações mais complexas, combinar elementos naturais e humanos e também a observação direita e indireta. Como por exemplo, questionar como evoluiu a passagem da sua cidade ao longo dos anos. Com essa questão o aluno deverá observar a paisagem atual e investigar os elementos da atividade humana que a transformaram e, com a utilização de outros recursos, poderá construir um bom material de apresentação.
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