Uma paisagem, uma história

Para a primeira sessão da unidade curricular de Didática de Geografia o professor nos pediu para escolhermos uma fotografia de uma passagem para apresentarmos em sala. 
Pessoalmente foi uma escolha difícil, pois imaginei diversas possibilidades de imagens que poderiam ser úteis para a primeira sessão, tanto do ponto de vista da temática da didática da geografia como para uma apresentação pessoal.
Acabei por escolher uma acredito ser útil para os dois objetivos. A fotografia é datada de setembro de 2018 na cidade de Recife, tirada por mim desde um barco no Rio Capibaribe e permite visualizar a desigualdade social gritante da capital que é a mais desigual do Brasil. 
Como geógrafa muito voltada para as questões humanas, acredito que a fotografia é bastante útil para apresentar diversas questões acerca da geografia. E como uma pessoal que nasceu e cresceu no Brasil, acredito que a fotografia ajudou a apresentar para os colegas um pouco da minha história. 
O método de apresentação individual a partir de uma paisagem se demonstrou uma forma eficaz de colocar os alunos para apresentarem-se, concluímos que funciona um pouco como dinâmica quebra gelo. 
Antes da apresentação das fotografias o professor nos apresentou o programa da unidade curricular que visa dar um enquadramento teórico e conceitual do ensino da Geografia. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Observação e estudo da geografia, lado a lado

A primeira carta internacional da Educação Geográfica

O valor formativo da Geografia