Didática como ciência

 

Na segunda sessão de aula o professor fez conosco a desconstrução do conceito de Didática de Geografia.

O que é Geografia? O que é Didática? Como estes dois conceitos se relacionam?

Começamos por discutir as duas visões mais difundidas da geografia. 

A geografia como ciência do Espaço, que discute como os lugares interferem na dinâmica espacial. E a geografia como ciência da Terra, que foca na relação entre a humanidade e a natureza, e que hoje é a mais difundida no ensino. 

Depois debatemos o conceito de didática. Onde concluímos que é a ciência que estuda a forma como os alunos aprendem. Se a ciência é o conhecimento adquirido através da observação, identificação, pesquisa, conclusão dos fenómenos e factos, a didática é também uma ciência fruto da investigação científica. 

Diferenciamos também o conceito de didática do conceito de pedagogia. Esta abarca a discussão das grandes perspectivas de ensino e a primeira tem um caráter mais prático, dos métodos da prática do ensino.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Observação e estudo da geografia, lado a lado

A primeira carta internacional da Educação Geográfica

O valor formativo da Geografia