Quase 30% dos adolescentes em Portugal dizem não gostar da escola
No dia 14 de dezembro foi apresentado
no Palácio Galveias o relatório do estudo “Health Behaviour in School-aged
Children”. Uma das conclusões do estudo, feito em colaboração com a OMS, é que Portugal
é dos países onde mais alunos revelam ter uma má relação com o ensino.
O estudo realizado de quatro em
quatro anos em 51 países, indica que a percentagem de adolescentes em Portugal
que dizem gostar da escola tem vindo a diminuir desde 1998, quando eram 87% dos
estudantes, em 2002, em 2010 foram 76% e agora 69,7%.
Foram selecionados para o estudo 40
agrupamentos de escolas do ensino básico e secundário de todo o país
continental (5 regiões escolares), num total de 452 turmas. Responderam 5809
estudantes, do 6º (29,5%), do 8º (33,5%) e do 10º (37%) ano de escolaridade,
dos quais 50,7% do género feminino, com uma média de idade de 14,09.
Em entrevista ao semanário Expresso, a psicóloga Tânia Gaspar, coordenadora em Portugal do estudo, atribui o desgaste escolar ao facto de que “O ensino continua a ser muito tradicional e pouco mudou em relação ao que era há 50 anos. A escola tem de acompanhar a evolução enorme que a sociedade teve para poder apelar à motivação dos jovens”.
Os resultados do estudo demonstram o tamanho do desafio para os profissionais da educação em Portugal, reverter o declínio do gosto pela escola, quando as tendências da transformação social levam alguns a acreditarem que a escola já não é o núcleo do papel educativo.
Fonte: Relatório do estudo HBSC 2022, p. 26 |
Fontes:
Relatório Nacional do estudo HBSC 2022:
https://aventurasocial.com/wp-content/uploads/2022/12/HBSC_Relato%CC%81rioNacional_2022-1.pdf
Matéria do semanário Expresso: https://expresso.pt/sociedade/2022-12-14-Mais-de-80-dos-alunos-considera-materia-na-escola-demasiada-aborrecida-e-dificil.-E-sentem-cada-vez-mais-stresse-com-a-avaliacao-3c074183?utm_campaign
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